quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pastoral Juvenil Marista organizou DNJ Maringá

No dia 20 de outubro, domingo, foi comemorado o Dia Nacional da Juventude (DNJ) e as comemorações em Maringá aconteceram no Centro Educacional Marista Ir. Beno. Os integrantes da Pastoral Juvenil Marista- PJM  contribuíram na organização da DNJ  e assumiram o desenvolvimento da Missão. Entre as 8 horas e 17 horas, mais de 300 jovens de toda região participaram de atividades sociais, artísticas e religiosas.

O tema da DNJ foi “Juventude e Missão”, com o lema “Jovem: levante-se, seja fermento!”.

Pela manhã, os jovens foram acolhidos e tomaram o café da manhã organizado pela PMJ. Após a acolhida, ocorreu a abertura com o Encontro Pós JMJ (Jornada Mundial da Juventude), o reencontro dos peregrinos da região que foram até o Rio de Janeiro, em julho, para participar do evento que contou com a presença do Papa Francisco.

As atividades da Missão Solidária, as oficinas e os módulos aconteceram simultaneamente o que possibilitou a cada jovem a opção de participar em atividades diversas.

Na Missão Solidária, acompanhado pelos membros da Pastoral, os jovens visitaram residências próximas ao CEM Ir. Beno coletando assinaturas para o abaixo-assinado a favor da implantação da Academia da Terceira Idade (ATI) e da Academia da Primeira Infância (API). Os participantes realizaram uma revitalização na praça “Cidade de Bréscia” no Jardim São Jorge, com a coleta do lixo e a pintura dos bancos. As duas atividades tinham como objetivo fazer com que os jovens assumissem um gesto concreto de cidadania e participação.

As oficinas e os módulos foram divididos em dois períodos.

O slackline (esporte de equilíbrio em uma corda) e artes circenses foram às oficinas especiais que envolveram muitos participantes e foram ministradas por ex-alunos Maristas.

Dois módulos movimentaram o dia. A função dos módulos era basicamente a de informar e fazer com que os jovens refletissem sobre questões pertinentes a juventude, como por exemplo, a redução da maioridade penal. Os módulos também incentivaram a integração entre os jovens com o jogo de tabuleiro humano, que serviu para despertar questões de estratégia e raciocínio rápido.

Após o almoço, duas bandas católicas realizaram shows por duas horas. A banda Toque de Deus tem como vocalista um ex-educador do CEM Ir. Beno e do Colégio Marista, Leandro. A outra banda, a Vibe é composta por dois colaboradores do CEM Ir. Beno: Lucas Augusto, educador da Pastoral Juvenil Marista e Thiago Bastian, educador de jogos cooperativos, também animaram os jovens presentes no DNJ.


Às 15 horas Dom Anuar Battisti, arcebispo Metropolitano de Maringá, presidiu a missa que teve a participação de vários jovens padres e ministros da eucaristia. As bandas voltaram ao palco com o fim da celebração para fechar o Dia Nacional da Juventude, que ficará na lembrança desta comunidade.














Nenhum comentário:

Postar um comentário