sexta-feira, 21 de março de 2014

CEM Ir. Beno participa de audiência contra a criminalização da juventude

Educandos e educadores do Centro Educacional Marista Ir. Beno participaram, nesta quinta-feira (20), da Audiência Pública contra a Criminalização da Juventude, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Maringá. O encontro teve como objetivo discutir a situação da violação de direitos da juventude atualmente.


Além do CEM Ir. Beno, entidades ligadas a juventude e movimentos sociais e estudantis participaram da reunião. Cerca de 150 pessoas participaram do debate, que teve como palestrante, o Prof. Dr. Pedro Rodolfo Bodê de Moraes, do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos (UFPR).

Antes de sua palestra, uma carta foi lida demonstrando a situação atual da juventude e criticando a falta de investimento nas políticas públicas que beneficiariam diretamente os jovens, tais como: cultura, lazer, educação, saúde. E a própria constituição e organização da cidade, que segrega grande parte da população nos bairros periféricos e municípios do entorno de Maringá, impedindo-a de participar e usufruir de todos os espaços da cidade.

Três depoimentos foram dados por jovens que sofreram com a violação de seus direitos, seja por experiência própria ou de seus familiares.

Segundo Bodê, o perfil da juventude atual busca no adulto, na família, na sociedade um exemplo. Se a referência é boa, o reflexo será bom, mas se a referência é ruim, o reflexo será ruim. Para ele, os adultos são responsáveis pelo atual cenário.

Os espectadores também participaram do debate, onde abordaram o cenário maringaense, denunciando como as instituições de ensino, os órgãos públicos e a sociedade, que deveriam proteger e garantir, também contribuem para a violação de seus direitos.

Autoridades marcaram presença, com representantes do Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, 4º Batalhão da Polícia Militar, Conselho de Segurança e membros do Legislativo.


O encontro foi finalizado com a proposta de criação do Comitê Contra a Repressão e Criminalização dos Movimentos Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário