sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Unidades Maristas de Maringá integram o Comitê Contra a Redução da Maioridade Penal


No último dia 30 de agosto foi criado o Comitê Contra a Redução da Maioridade Penal de Maringá e Região com a participação de mais de 300 pessoas representando mais de 100 entidades. 

  
A palestra principal que enriqueceu o  debate foi proferida pelo  Dr. Olímpio Sotto Maior,   quatro vezes Procurador Geral da Justiça do Paraná, defensor  do processo de adaptação das legislações à Convenção Internacional dos Direitos da Criança e Adolescente,   que durante a sua fala declarou: “a cidade dá um passo à frente na garantia aos direitos da criança e do adolescente, por ser  a “primeira cidade” do Brasil que cria um Comitê para atuar nesta  questão”.

As Unidades Maristas, Centro Educacional Ir. Beno e Colégio Marista uniram se a outras entidades sociais, conselhos tutelares, sindicatos, jovens universitários e representantes de grêmios estudantis e decidiram por criar o Comitê que tem como objetivo promover a discussão contra a redução da maioridade penal na cidade e região. Os membros do Comitê fizeram uma análise da proposta de redução, apresentada no Senado, e denunciam  que a mesma, fere os princípios constitucionais de garantia dos direitos básicos das crianças e adolescentes que devem ser assegurados  pelo Estado;  além da proposta de redução ser apresentada à população por meio de  argumentos falsos e  infundados  como por exemplo : que a redução da maioridade penal resolveria o problema da criminalidade que envolve a população adolescente do nosso país.

Estes argumentos são desmentidos por várias entidades e instituições que já se posicionaram contrários à proposta, como é o caso da CNBB, OAB, Ministério Público, CONANDA, que apresenta a contradição da proposta, por exemplo, no que diz respeito a  lei de execução penal, já em vigor, que garante para o adulto que comete um crime poder cumprir a pena fora da prisão e ao mesmo tempo a proposta  defende  aumentar a internação da adolescência em três anos.

Outro argumento que precisamos discutir com a sociedade e que os meios de comunicação tentam nos impregnar é que os adolescentes e jovens tem cometido muitos crimes e isso tem elevado o índice de criminalidade no país. Isto não condiz com a verdade dos fatos, pois, o envolvimento de adolescentes em crimes corresponde a uma porcentagem muito pequena do total de crimes cometidos no Brasil.



Por tudo isso e muito mais, o Comitê Contra a Redução da Maioridade Penal de Maringá e Região propõe convidar toda a sociedade para tomar conhecimento da verdadeira conjuntura que existe por trás desta proposta, aderir à  luta pela promoção e garantia de direitos da criança e adolescente e impedir que esta proposta seja aprovada para evitarmos uma tragédia social que seria levar a nossa juventude cada vez mais cedo para a prisão, sem possibilidade de reinserção social e sem os seus direitos básicos garantidos como educação, saúde, cultura e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário