quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CEM Ir Beno se mobiliza e participa de conferências

É necessário um esforço muito grande do lado da sociedade civil para que a população seja ouvida por aqueles que foram escolhidos e eleitos para representá-los. Essa mobilização deve acontecer dentro e fora das organizações e, acreditando na mudança e na importância da efetiva participação dos cidadãos nesse espaço, o Centro Educacional Marista Ir. Beno proporciona aos seus colaboradores diversas possibilidades de integração nesses meios. Apenas neste ano, vários colaboradores participaram de seis conferências.

A Conferência Municipal de Educação ocorreu nos dias 10 e 11 de junho. O evento teve como tema O Plano Nacional da Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. A coordenadora pedagógica, Patrícia Batista, foi uma das representantes da Unidade e diz que a participação na Conferência tem grande relevância, já que nesses movimentos têm-se a oportunidade de ampliar as ações na busca de uma educação democrática.

Vaudice Donizeti Rodrigues é bibliotecária do Centro Educacional e representou a instituição, juntamente com outros educadores e educandos, da 1ª Conferência Macrorregional de Promoção da Igualdade Racial. Para ela, participar dessa conferência acrescenta muito na vivência de cada um, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. "Sou uma apaixonada e estudiosa nas questões etnicorracial. Participar e ver os jovens lutando por um futuro mais igualitário, sem preconceito, racismo e diferença social é muito gratificante", afirma.

A Conferência Macrorregional de promoção da Igualdade Racial aconteceu no último dia 2, em Maringá. Com o tema “ Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um Brasil Afirmativo”, o evento teve quatro eixos de discussão: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de Igualdade Racial no Brasil: avanços e desafios; Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de promoção da igualdade racial; e participação Política e Controle Social: igualdade racial nos espaços de decisão, mecanismos de participação da sociedade civil e monitoramento das políticas de promoção da igualdade racial.

Já para a assistente social da Unidade, Jane Chicarelle, um dos momentos mais importantes da Conferência Municipal de Assistência Social foi a palestra com a Profª Jolinda de Moraes, doutora em Serviço Social da UEL. Segundo a assistente social, a palestrante ressaltou a importância de compreender as raízes dos problemas e encaminhá-los de forma adequada. ”A palestra ressaltou muito a importância do trabalho em rede, algo que busco desenvolver cada vez mais na Unidade, pois nosso educando não é atendido apenas aqui, mas na escola, na UBS [Unidade Básica de Saúde], no CRAS [Centro de referência de Assistência Social], no CREAS [Centro de Referência Especializado de Assistência Social]”.A conferência ocorreu nos dias 27 e 28 de junho e o principal objetivo era analisar, propor e deliberar as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social.




Outros colaboradores e educandos participaram das Conferências:

Conferência Municipal e Macro Regional do Meio AmbienteAntonio Alves(Educador de Meio Ambiente) e Rosiany Maria da Silva (Diretora).
Conferência Macro Regional de Cultura- Alessandra Cassiano (Educadora do PROJOVEM e Artes Visuais).
Conferência Macro Regional de Promoção da Igualdade Racial Rosiany Maria da Silva (Diretora) participou da Comissão Organizadora. E também participaram do evento os colaboradores: Vaudice(Bibliotecária) Lucas Augusto(Educador de Pastoral), Nicolas Silva( Agente de Pastoral) e os educandos: Gustavo, Luis Gabriel, Luana, Alessandra, Janaína, Gabriela e Paula
Conferência Local de Saúde - participaram Lucas (Educador de Pastoral), Rosiany (Diretora), Gustavo (Educando), João Paulo (Educando).
Conferência Municipal de Educação- A diretora Rosiany participou junto com a coordenadora pedagógica Patrícia.

Conferência Municipal de Assistência Social- estiveram presentes: Todos os educandos e educandas do PROJOVEM, que participaram da abertura com uma apresentação cultural, Jane (Assistente Social), as educadoras Giovanna (Artes Circenses e Teatrais) e Martina(Expressão Corporal), a Rosiany(Diretora) que fez a apresentação da Rede Socioassistencial de Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário