segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Horta cultivada por educandos já está dando resultados



Entre tantas atividades desenvolvidas no Centro Educacional Ir. Beno, uma das mais significativas é o plantio e cultivação da horta localizada nas proximidades da instituição. Sob a responsabilidade do educador Antônio Batista, os educandos passam por todo o processo e o resultado da horta já está fazendo parte do cardápio.
Para o educando José Carlos, além de uma atividade prazerosa e interessante, a horta é mais uma oportunidade de aprendizado para o grupo. “Já vim muitas vezes na horta e gosto muito. A gente está vendo o trabalho que os agricultores fazem e qual a dificuldade que eles passam”, lembra.

Segundo o educador Antônio Batista, responsável pelo projeto, a horta engrandeceu a oficina de Meio Ambiente e conseguiu mostrar para os educandos o ato de preservar a natureza. O objetivo principal é a educação ambiental e apresentar aos educandos uma realidade diferente da que estão acostumados. “A maioria deles vão ter ou só tiveram a oportunidade de pôr a mão na terra e conhecer cientificamente os elementos que estão aqui [na horta] dentro da Oficina de Meio Ambiente”, destaca.

Antes da prática do plantio, os educandos aprendem dentro da oficina todo o processo de preparação e organização para que não percam tempo. O educador diz que o trabalho teórico feito em sala precisa ser focado, pois um erro pode significar a perca de todo o material. Atualmente, abóbora, alface, cebolinha e diversas hortaliças estão sendo cultivadas na horta, além de mais três canteiros que estão sendo preparados.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário