terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

CAMAR, a caminhada de 2014 foi iniciada

Os colaboradores do Centro Educacional Marista Ir. Beno realizaram entre os dias 27 e 29 de janeiro, a Caminhada Marista (CAMAR), formação interna realizada pelas Unidades Maristas, duas vezes ao ano que tem como intuito principal: ter um tempo coletivo para unificar as informações, refletir e planejar a nossa prática à luz dos Valores Marista.

A edição 2014 teve como temas: “Os Valores Marista e um outro olhar para a Educação Formal”.
Nos dois primeiros dias, os encontros aconteceram na Unidade e no último dia da CAMAR, toda a equipe foi até Londrina para mais uma etapa da formação para interagir com os colaboradores do CEM Ir. Acácio.

Primeiro dia

O início da CAMAR foi presidido por Gustavo Cioli, educador de Educomunicação, quem em sua acolhida realizou a dinâmica da vitória-régia, que tinha como objetivo desvendar um Valor Marista “intrínseco”, como disse o educador, em cada “planta”.

Após a abertura, a coordenadora pedagógica Patrícia Alves Batista apresentou a programação do evento, que segundo ela tinha como foco colocar os pensamentos e objetivos, deste ano, alinhados. Rosiany da Silva, diretora da Unidade, apresentou o tema da CAMAR e em seguida explicou como seria realizada a elaboração do Canvas (modelo de negócios de uma empresa), que foi elaborado com a contribuição de todos os colaboradores. No meio da atividade, a educadora volante, Amanda Ferreira Vasconcellos comandou o “Minuto do Acorda” onde trabalhou a persuasão e a fuga do preconceito.

O processo da CAMAR teve início a partir da apresentação do modelo Canvas, considerando que o ano de 2014 deve se basear no entendimento minimamente igualitário de qual é o papel e valores da instituição/unidade, a quem atendemos, com quem contamos para desenvolver o nosso trabalho, que caminhos utilizamos para realizar os nossos serviços, como nos comunicamos, o que realizamos e que recursos dispomos para esta realização. Após este processo de compreensão e co-criação, Ana Paula Mantovani, supervisora administrativa e Rosiany apresentaram o Orçamento Incremental, o Plano de Ação e o planejamento estratégico da Deas (Diretoria Executiva de Ação Social). O Jeito Marista, promovido e defendido a favor das crianças e jovens foi debatido entre todos os presentes.

O primeiro dia foi encerrado com a avaliação dos colaboradores, que foram divididos em quatro grupos, com questões relacionadas ao Canvas e o Plano de Ação, posteriormente apresentadas a toda equipe de trabalho.






Segundo dia

No segundo dia, o momento da manhã foi propício para a emersão de reflexão espiritual sobre a inter-relação dos nossos valores pessoais com os valores Maristas, que   foi conduzido por Martina Ardengue de Araújo, educadora de Expressão Corporal.

O segundo momento foi organizado por Lucas Augusto Vieira, educador de Pastoral,  para apresentar aos colaboradores novos e rever com os que estão há mais tempo na instituição, o que é ser Marista, quem foi Marcelino Champagnat, a história e o processo de formação institucional e seus símbolos. Esta ação faz parte do Projeto de Integração Marista. E mais uma vez reforçou os valores e virtudes Maristas através de dinâmicas de integração.

No terceiro momento do dia foi iniciado um estudo sobre educação formal e qual a concepção temos sobre este tema e qual seria a forma de transformá-la em um processo que realmente transforme a vida de cada pessoa envolvida no mesmo (educandos, educadores, famílias, etc.), tendo como referência o modelo da Escola da Ponte, situada em São Tomé de Negrelos, no norte de Portugal, por meio da leitura de textos e assistindo vídeos sobre esta experiência.

Sete educandos foram convidados para CAMAR no segundo dia, em especial, para interagirem com os colaboradores por meio da leitura de textos, vídeos e debate em grupo, momento de preparação para o último dia de formação que tivemos em Londrina sobre a experiência da Escola da Ponte.

À tarde, as equipes se dividiram para tratar de assuntos específicos como: leitura de outros texto e planejamento da equipe pedagógica. Enquanto que a equipe de apoio participou do preenchimento do questionário do Monitoramento sobre a Qualidade Social da Educação.





Terceiro dia

O último dia da CAMAR aconteceu em Londrina, em parceria com o Centro Educacional Marista Ir. Acácio. Por volta das 7h30, os colaboradores do CEM Ir. Beno saíram rumo a Londrina. Educadores e educandos ligados a Escola Milton Santos de Agroecologia (Maringá) e a Associação Novo Amanhã (Sarandi) também foram convidados a prestigiarem o encontro.

José Pacheco, português, um dos três fundadores da Escola da Ponte foi o palestrante convidado para a formação que aconteceu na PUC- Campus Londrina. Pacheco contou as experiências e dificuldades que teve durante o processo de fundação e implantação da escola. Além disso, opinou sobre a situação da educação brasileira. Os educandos do CEM Ir. Beno, Fernando Evangelista e Gabriela Jacobi, além do educador do Prejovem Antonio Batista e a assistente pedagógica Shirley Aparecida de Jesus participaram da palestra com perguntas para José Pacheco.

Confira algumas afirmações de Pacheco sobre a Escola da Ponte e sua visão sobre que é a educação:

Crianças não são cobaias, merecem respeito. 
Professor transmite aquilo que é. 
Há um problema de ensinagem (ensino) e não de aprendizagem (na educação). 
Educador é o mediador de aprendizagem. 
O que trago aqui não é uma doutrina e sim, um convite para fazermos acontecer esta transformação. 
O maior obstáculo (para a mudança de ensino) é cada um de nós. 
A Escola da Ponte e outras experiências que estamos vivenciando no Brasil, não é uma escola, é uma comunidade de aprendizagem. 
Não há uma definição exata sobre isso, mas a comunidade de aprendizagem está acontecendo.

Após a palestra, todos foram até o CEM Ir. Acácio para a segunda parte da capacitação. Na Unidade, os participantes foram divididos em 10 grupos para debaterem questões sobre a palestra de José Pacheco, outras perguntas que poderiam ser feitas e a autonomia dos educandos e educadores. O que foi discutido transformou-se peça exibida em desenhos, explanação do debate, composição musical e apresentação de esquete.

Rosiany da Silva e Sérgio de Souza Barbosa, diretor da Unidade de Londrina  agradeceram a todos que participaram da formação e deram a oportunidade de outros falarem sobre aquele momento. João Bisbo Veras, o nosso “Seu João”, colaborador do CEM Ir. Beno mandou uma mensagem a todo colaborador Marista.

- Eu amo tudo que eu faço. Amo o Centro Social. Eu me sinto um Marista agora que tenho seis anos (de trabalho) e depois que eu sair dele. Eu tenho certeza que nunca deixarei de ser. Independente de onde eu estiver – contou “Seu João”, com microfone na mão, um pouco nervoso, mas com as palavras certas para o momento.


A caminhada do CEM Ir. Beno em 2014 continua, com o início dos atendimentos. Os colaboradores da Unidade permanecem refletindo e ressignificando a caminhada dia-a-dia.


Foto: CEM Ir. Acácio

Foto: CEM Ir. Acácio

Foto: CEM Ir. Acácio

Foto: CEM Ir. Acácio

Foto: CEM Ir. Acácio

Foto: CEM Ir. Acácio

Um comentário: