quarta-feira, 14 de março de 2012

Campanha da Fraternidade 2012



Neste ano a Campanha da Fraternidade propõe o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, além de discutir a situação da saúde pública no Brasil e em suas diversas regiões, e apresentar aos cristãos e cidadãos de bem o direito garantido na Constituição de uma saúde gratuita e de qualidade, torna-se momento apropriado para uma educação em prol de uma vida saudável.

Pensando nisso a pastoral do Centro Educacional Marista Ir. Beno criou o personagem “Doutor Gorduxinho” que é representado pelo educador de pastoral Rodrigo Rosalino. O personagem usa, além da roupa e instrumentos característicos do médico, um nariz de palhaço e uma cartola de mágico para simbolizar o descaso com saúde pública e a não valorização dos profissionais da área e também da população que necessita deste serviço. E as mágicas que os médicos têm que fazer para atender a demanda de pacientes que lhe são designados por dia.

O “Doutor Gorduxinho” improvisou um consultório na sala de teatro e ali atende turma por turma da unidade apresentando a Campanha da Fraternidade, e de forma lúdica, divertida e engraçada faz uma fala sobre como ter uma vida saudável. Com o uso de vídeos educativos e lúdicos ele fala sobre alimentação saudável e adequada, sobre higiene pessoal (higiene bucal, banho, piolho, mãos) e para os adolescentes trabalha também a questão das drogas e da sexualidade. Desta forma a Campanha da Fraternidade que começa a ser trabalhada com muita animação, abre portas para que essa discussão não fique somente no papel ou apenas na época da quaresma, porque com as turmas já atendidas o doutor fez o maior sucesso.

O personagem permanece na instituição durante todo o ano aparecendo em momentos específicos onde serão trabalhadas ações que continuem o desenvolvimento do tema da CF com os educandos, por exemplo quando a Pastoral da Juventude Marista for visitar o Asilo São Vicente com uma equipe de “enfermeiros da alegria”, e com as famílias fazendo o mesmo caminho de mostrar direitos e educar para uma vida saudável, fazendo valer o lema da Campanha: “Que a saúde se difunda sobre a Terra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário