terça-feira, 16 de abril de 2013

Uma década de CEM Ir. Beno


O Centro Educacional Marista Ir. Beno completou, no último dia 5, 10 anos de história. Com uma bela comemoração, educandos, familiares, colaboradores e comunidade lembraram fatos e pessoas marcantes que passaram pela instituição no decorrer dessa década.

O trabalho social no bairro Jardim São Jorge surgiu em 1972 com o nome de Núcleo Social Papa João XXIII, idealizada pelo então arcebispo, Dom Jaime Luiz Coelho, e administrada pelas Irmãs Vicentinas. Em 2003, os irmãos Maristas assumiram a administração do atendimento de Serviço de Apoio Socioeducativo para as crianças e adolescentes e, então, foi inaugurado o Centro Social Marista Ir. Beno Tomasoni.

Todos os colaboradores contribuíram para a organização da festa, participando de comissões que cuidaram cada detalhe, desde o cerimonial, decoração, divulgação, até a infraestrutura do evento. Os educandos também participaram dessa preparação. Nas últimas semanas ensaiaram músicas que representam o sentido de ser Marista.

A festa foi marcada pela animação, entusiasmo e boas lembranças e pessoas que fizeram história em todos esses anos. Além de ex-colaboradores, Irmãos Maristas e pessoas que, de alguma forma, contribuíram para esse projeto, dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá, esteve presente e deu a benção ao final da solenidade.

E como em toda festa de aniversário, para encerrar o dia e a festa, teve bolo e refrigerante para todos que marcaram presença.










Dez anos depois

Hoje, o Centro Educacional Marista atende aproximadamente 400 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, em vários serviços. A instituição oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos por meio de oficinas como: de artes visuais, artes circenses, jogos teatrais, meio ambiente, educomunicação,  jogos cooperativos e expressão corporal. 

Com parceria com a Secretaria de Educação com o Programa Mais Educação, os adolescentes a partir dos 14 anos  participam do Programa  ProJovem em parceria com a Prefeitura Municipal de Maringá e Governo Federal. Os adolescentes com mais de 16 anos participam do Programa Adolescente Aprendiz que possibilita o aprendizado profissional nos cursos  de auxiliar administrativo e aprendiz em supermercado, em parceria com o SENAC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário